terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sobre o Dispor de um Momento para Si.


Indaga sobre aqueles cujos nomes são conhecidos de todos e verás por que o são: este cuida daquele, que cuida de outro; ninguém cuida de se mesmo. Além disso, é extremamente irracional a indignação de alguns, pois se queixam do desprezo de seus superiores, mas eles próprios não se procuram, embora desejassem. Quem ousará reclamar da soberba do outro, quando ele mesmo não dispõe de um momento para si? (...). Tu não levaste em consideração nem a ti mesmo. Assim, não há motivos para que cobres teus favores a quem quer que seja, já que, quando os fizeste, foi por querer estar com o outro e não consigo mesmo.

Sêneca. Sobre a Brevidade da Vida. Cap. II.

2 comentários:

  1. Comento com palavras que não são jogas ao vento, pois escolher faz parte do processo da vida e ser ou viver perto de alguém também, no entanto, estamos ocupados dimais para nós mesmo, por tanto, reforço assim as palavras do amigo Vini. "Tu não levaste em consideração nem a ti mesmo." então como queres a consideração dos outros?

    ResponderExcluir
  2. Gosto de acompanhar as reflexões desse blog... De vez em quando temos que parar pra pensar até onde vai dar esse caminho que estamos escolhendo...

    ResponderExcluir