quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sobre a Saudade

Alguém muito especial me disse uma coisa hoje, ele falou da saudade colocando um trecho de uma musica de Zeca Baleiro chamada Brigitte Bardot”, o trecho foi o seguinte:

 

“(...) a saudade
é prego parafuso
quanto mais aperta
tanto mais difícil arrancar (...)”

 

A saudade maltrata mesmo as pessoas, e é impossível de arrancar enquanto não temos o objeto de que sentimos saudades. E foi ai que fui procurar o que outros compositores falam sobre a saudade nas suas musicas.

 

“Se a gente lembra só por lembrar
O amor que a gente um dia a gente perdeu
Saudade inté que assim é bom
Pro cabra se convencer 
que é feliz sem saber
Pois não sofreu 
Porém se a gente vive a sonhar 
Com alguém que se deseja rever
Saudade intonce aí é ruim 
Eu tiro isso por mim 
Que vivo doido a sofrer (...)”

 

Ai o nosso grande Luiz Gonzaga na musica “que nem jiló”, fala das duas faces da saudade: a que nos faz lembrar apenas de nosso passado, mostrando que nossa vida pode ser muito melhor do que imaginamos; na outra ele fala do sofrimento que sentimos na alma, quando por muito tempo não vemos alguém de quem gostamos muito.

 

“(...) A casa da saudade é o vazio
O acaso da saudade fogo frio
Quem foge da saudade
Preso por um fio

se afoga em outras águas,
Mas do mesmo rio.”

 

Neste outro trecho Chico César e Paulinho Moska dizem bem, que é impossível fugir da saudade. Dela não se foge, enfrenta-se, vai ao seu encontro, luta e busca encontrar o que se sente saudade.

 

“(...) Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar.

(...)

Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais.

(...)

Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu.

(...)

Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi.

(...)

Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus.

 

Para conclui aqui deixo umas das mais belas canções e exposições sobre a saudade, o que é, o que ela trás, a sensação que temos quando a sentimos. Chico Buarque nos contemplou com essa obra prima “Pedaço de Mim”.

 

 

Pablo Vinícius de Oliveira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário