sábado, 29 de novembro de 2014

Uma lembrança lírica

Caminhávamos pela estrada de terra batida e pedregulhos
Você olhava os bichos e as plantas ainda verdes
Eu apenas te olhava

O Sol era claro, pouco menos do que nossos olhos poderiam resistir
Os sons eram cânticos, a natureza se fazia presente sem maiores ressentimentos
Pouco se ouvia do som da cidade, um ruído ao longe, um murmuro trago pelo vento

Era manhã de sábado, e deveríamos ter acordado com o sol em fúria
Mas subvertemos as vontades do sono e da preguiça e pulamos logo cedo
O dia ainda estava frio, ainda assim não teve quem te segurasse

Naquela hora o astro rei já se impunha soberano
Mesmo assim você pedalava lenta, desatenta do caminho
E atenta demais pelo que se passava em volta

Uma verdadeira desbravadora oriunda do litoral em pleno semiárido
Mesmo com o sol radiante o dia estava apenas começando
Os pássaros ainda cantavam e teus olhos eram câmeras fotográficas, nada escapava

Você viu a água que acumulada das poucas chuvas dava uma cara nova àquele ambiente
Parou, desceu, correu, eu te acompanhava como um pai que cuida do filho extasiado
Nunca vi tanta energia numa pessoa que não tinha mais 10 anos, mais que o dobro, diria

Rapidamente você apanhava as pedrinhas do chão e as arremessava na água
E ficava ali a observar o ricocheteado delas pela superfície da água até afundarem
Duas, três vezes, era puro encanto infantil na descoberta das coisas simples

Enquanto eu te observava sentado sobre o lajedo à sombra de grandes árvores
Você me chamava para te olhar de perto e eu apressado atendia ao teu pedido
Não havia como negar o pedido para observar de perto o encantamento

Contudo, eu acordei, olhei dos lados e daquela história ficou apenas minha vontade
Eu acordava na cidade litorânea, o seu paradeiro eu desconhecia
Não dormi mais, aquela lembrança me perturbou o dia todo

Eu só conseguia questionar o tempo: quando tão bela lembrança
Iria fazer parte de minha vida como um acontecimento lírico
Em plena modernidade do séc. XXI?


Pablo Vinícius de Oliveira
29/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário